Confira esta deliciosa receita de coxinha que minha mãe me ensinou quando eu era criança!

Coxinha de galinha

Esta receita eu aprendi com minha mãe quando eu era criança, vale a pena fazer por que é simples e fácil! (perto das outras receitas)

Ingredientes:

Massa:
  • 500 ml de leite;
  • 1 cubo de caldo de galinha;
  • 500 g de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de manteiga.
Recheio:
  • 500 g de carne de galinha (peito ou sobre-coxa);
  • 1 cebola pequena;
  • 1 tomate;
  • 1 dente de alho;
  • 6 azeitonas sem caroço e cortadas em 4 (em tiras e não rodelas);
  • Sal, pimenta e temperos a gosto.

Empanar:

  • Farinha de rosca;
  • 1 ou 2 ovos.

Antes de começar:

Separe todos os ingredientes, pique a cebola, tire a pele e as sementes do tomate e pique em cubos, prepare a azeitona, corte a carne em cubos, limpe sua mesa para trabalhar a massa (uma tábua de corte grande serve como área de trabalho).

Recheio:
  1. Em uma frigideira média refogue a cebola, quando começar a ficar transparente adicione o alho e refogue mais um ou dois minutos;
  2. Adicione o tomate e refogue por mais dois ou três minutos;
  3. Adicione os cubos de carne de galinha e os temperos;
  4. Dica: quando a carne começar a ficar cozida, com a sua colher (de pau de preferência) comece a pressionar a carne contra o fundo da panela para desfiar. Isso também ajuda a incorporar os ingredientes.
Massa:
  1. Em uma panela média em fogo baixo, adicione o leite, a manteiga e o cubo de caldo de galinha, mexa até que a manteiga e o cubo de caldo de galinha dissolva;
  2. Dica: Caso você não queira usar caldo de galinha, tempere o leite com seu tempero a gosto, lembre de deixar o tempero um pouco mais forte do que você está acostumado por causa da próxima etapa;
  3. Quando o leite começar a ferver, apague o fogo e despeje toda a farinha de uma vez e mexa, quando a farinha espessar, ainda dentro da panela e com a colher, dobre a massa e comece a amassar com a ponta da colher de pau.
  4. Transfira a massa para uma mesa ou plano de trabalho limpo, espere alguns poucos minutos até você consiga manusear a massa sem se queimar, e comece a sovar a massa, faça isso até obter uma massa lisa e homogênea.
  5. Dica: se você não sabe sovar uma massa, use a técnica de dobrar a massa e com os dedos ou a palma da mão, pressione a massa para espalhar, repita isso até obter uma massa lisa e homogênea.
  6. faça um rolo com aproximadamente 4 cm de largura, e depois corte em discos de aproximadamente 1,5 cm de espessura. Cada disco será uma coxinha. Cubra com um filme plástico para não ressecar.

Montagem:

Ao contrário do que dizem, a massa não precisa estar quente para ser trabalhada!

Monte em sua frente um prato ou a panela com o recheio, um pote com a azeitona e os discos de massa.

  1. Pegue um disco de massa, coloque-o sobre a palma de sua mão e com a ajuda de seu dedão molde-o como um pequeno copo;
  2. Coloque dentro deste copo um pedaço de azeitona e uma colher de sobremesa do recheio de frango, pressione levemente com a colher para que o recheio condense no fundo;
  3. Com a ponta dos dedos, feche a parte de cima do copo e pressione até remover o excesso de massa e então modele a coxinha em forma de gota.

Depois de modelada todas as coxinhas, chegou a hora de empanar!

Empanar:

  1. Em uma tigela, Bata o(s) ovo(s), caso ache necessário, adicione uma pitada de sal;
  2. Em um outro prato coloque a farinha de rosca;
  3. Passe a coxinha no ovo até estar inteiramente coberta, depois passe na farinha de rosca até cobrir totalmente. reserve!

Agora é só fritar até ficarem douradas e pronto!

Rende 20 porções!

Obs: Caso queira fazer risoles, a receita da massa é o mesmo, o recheio é carne moída refogada (ou camarão, ou carne seca, as possibilidades são infinitas) e o formato é semelhante ao pastel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *