Prato típico belga, muito saboroso e que vale a pena experimentar!

Carbonnade Flamande

Normalmente eu não faço introduções as receitas aqui do Receitas do Pi, mas acho que este prato merece. Na minha última viagem a bélgica eu tive a oportunidade de provar diversos pratos locais.

Este prato foi sem dúvida o mais saboroso que comi em toda a viagem, e por minha sorte, quem preparou me forneceu a receita, o método de preparo lembra o bœuf bourguignon francês mas é mais simples, mais barato, com menos ingredientes, e de acordo com meus amigos que comeram este aqui da foto, é também mais saboroso.

Bem, caso tenham dúvidas, utilizem o espaço nos comentários e eu os ajudarei na medida do possível.

Vamos a receita!

Ingredientes:

  • 1 kg de carne, cortada em cubos de 4 cm (músculo ou acém);
  • 400 ml de cerveja preta¹;
  • 3 dentes de alho levemente esmagados;
  • 2 folhas de louro;
  • 3 colheres de sopa de farinha, temperada com sal e pimenta;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 250 g de panceta (barriga de porco) picada;
  • 2 cenouras cortadas;
  • 2 cebolas fatiadas
  • 1 alho-poró cortado;
  • 1 colher de sopa de purê de tomate;
  • Caldo de carne 350 ml;
  • 1 bouquet garni²;
  • um punhado de salsa picada.

¹ A cerveja oficial desta receita é a do tipo “trappist ale”, “Leffe noir” ou “Chimay”, ou outra cerveja escura (tem que ser um pouquinho doce), eu misturei a malzbier com a “Paulaner Hefe-Weissbier-Dunkel” (trigo tostado) e o sabor ficou semelhante a que utilizei quando fiz a receita na Bélgica.

² Um pequeno ramo de tomilho, talos de salsa, uma folha de louro e cerca de 6 grãos de pimenta amarrados em um tecido tipo gaze ou com um barbante.

Modo de Fazer:

  1. Marinar a carne durante a noite na cerveja com o alho e as folhas de louro.
  2. No dia seguinte, escorra a carne da marinada e reserve a marinada
  3. Seque a carne com papel de cozinha e passe na farinha temperada até estar revestida uniformemente, retire qualquer excesso de farinha.
  4. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma caçarola grande até ficar quente. Frite a carne em 3-4 pedaços por vez para não acumular liquido por cerca de 5 minutos por lote, mexendo ocasionalmente, até que esteja marrom dourado. Certifique-se de que esteja quente novamente antes de adicionar o próximo lote. Retire a carne com uma escumadeira para um prato e reserve. Não se preocupe se a parte inferior da caçarola estiver começando a dourar, isso tudo contribuirá para o sabor do prato final.
  5. Abaixe o fogo para médio e frite a panceta na caçarola por 6-8 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficar crocante e dourado. Retire a panceta com uma escumadeira e reserve com a carne.
  6. Coloque as cenouras, cebolas e alho-porro na caçarola e frite, mexendo ocasionalmente, até que comecem a dourar – isso leva cerca de 12 minutos. Coloque a colher de purê de tomate e continue a cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre.
  7. Adicione a carne e despeje a marinada reservada. Leve ao fogo brando, raspando os pedaços pegajosos do fundo da panela, e então adicione todo o caldo de carne e o buquê garni na caçarola. Tempere com sal e pimenta
  8. Abaixe o fogo para o mínimo e deixe fervendo por aproximadamente 2 horas ou até a carne ficar macia. Caso seja necessário, adicione um pouco de água durante o cozimento.
  9. Quando a carne estiver pronta, experimente o tempero e adicione mais sal e pimenta se você achar que precisa.
  10. Espalhe a salsinha picada por cima e sirva diretamente da caçarola, com purê de batatas cremoso ou arroz.

Lembre que todo prato belga acompanha uma boa porção de batatas fritas!

Caso você queira, o Carbonnade pode ser congelado, lembre-se de adicionar um pouco de caldo de carne (aprox. 100 ml) quando for reaquecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *